fbpx

Sofrimento Insuportável

Não é nenhuma novidade que algumas frases atribuídas a Deus e a bíblia, na verdade, nunca foram ditas por Ele e nem estão registradas nas Escrituras, tais como: “Deus ajuda a quem se ajuda”, “Deus quer que você seja feliz”, “Todos os caminhos levam a Deus” e por aí vai. O fato é que qualquer cristão com o mínimo de conhecimento das Escrituras sabe que essas coisas não são verdadeiras.

No entanto, escrevo este artigo para alertar sobre uma afirmação que ouço da boca de muitos cristãos e que é realmente tratada como uma verdade espiritual por muita gente, mesmo que o que Deus diga sobre o assunto seja exatamente o contrário. Pois é, isso mesmo. Veja se você já ouviu ou mesmo se fala e acredita nessa frase: “Deus nunca permite um sofrimento além do que você possa suportar”

– Mas a bíblia não diz isso, pastor? – Você pode estar me perguntando.

E a minha resposta é Não! O que acontece é que muitas pessoas confundem o sofrimento com a tentação, pois a bíblia realmente diz que Deus não permite que nos sobrevenha tentação que não seja humana, que não tenhamos capacidade de suportar, no entanto, não fala nada nesse sentido sobre o sofrimento.

E sobre sofrimento, há muito material aqui no site, no entanto, eu gostaria que, ao final dessa leitura, você lesse este artigo, que fala sobre como Deus nos chama a glorificarmos a Ele nos sofrimentos: Um Convite Ao Sofrimento

Mas voltando ao assunto deste texto, as Escrituras não dizem que Deus não permite sofrimento além da nossa capacidade de suportar, na verdade, para “piorar” a situação dos que acreditam nisso, a bíblia narra uma situação em que está claro exatamente o contrário! Veja só o que Paulo escreveu aos coríntios:

“Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos… para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; o qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda”. (2 Co 1:8) – Grifo meu

Está claro que Paulo está dizendo que na Ásia, eles sofreram com uma tribulação que estava além das forças que tinham para suportar, algo que os fez até perderem as esperanças de viver. E por que Deus fez isso? O texto também nos diz. Ele fez com Paulo e seus companheiros, e também faz conosco, para quebrar nossa autoconfiança, ou seja, para que não achemos que por nós mesmos, podemos coisa alguma. Para nos lembrarmos sempre que sem Ele, nada podemos fazer.

E é fato que Deus permite sim, muitas vezes, sofrimento além da capacidade humana, para que aprendamos a encontrar Nele os recursos de que necessitamos em qualquer área da nossa caminhada. Para que saibamos que nós não podemos nada e que tudo é Ele que opera em nós. Dessa forma, nosso sofrimento glorifica a Deus, em Cristo, e saímos dele ainda mais fortalecidos no Senhor e na força do seu poder, a fim de permanecer firmes para quando chegar o próximo dia mal.

Portanto amados, que aceitemos o convite do Senhor para participar dos sofrimentos de Cristo e que encontremos a beleza de exultar e glorificar ao Senhor, ainda que em nossa dor, pois nos vales, muitas vezes, estão as maiores oportunidades de ver a Glória do Senhor brilhando em nossas vidas, assim como no escuro é muito mais fácil de enxergar a luz de um pequeno vaga-lume.

E em especial a você que está sofrendo agora e já não sabe como continuar ou suportar aquilo que tem passado. Com certeza a Palavra de Deus para você é: Não desista! Não Pare! Não desanime! Não esqueça que ainda que o sofrimento vá ao extremo de tirar sua vida (não estou dizendo que isso vai acontecer, só estou colocando como sendo o máximo que o sofrer aqui na terra pode fazer), o seu homem interior se renova todos os dias para encontrar sua verdadeira esperança, que não está aqui neste mundo, pelo contrário, está na Eternidade, onde você estará para sempre com o Senhor. Essa é nossa esperança! Essa é sua esperança! Essa é a nossa esperança e nada, nem ninguém, pode tirá-la de nós, nunca! Nem morte, nem vida, nem coisas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem anjos, nem principados e nem qualquer outra criatura pode nos afastar do amor de Deus, que está em Cristo! Pois Cristo pagou com seu sangue e sua Graça nos alcançou com essa promessa. Tudo o mais é o caminho e o caminho é árduo, pois somos convidados a seguir os passos do nosso mestre, que também passou por caminhos árduos aqui na terra.

E para finalizar, não esqueçamos que ainda que Paulo tenha chamado o sofrimento de insuportável, ele sobreviveu para contar. Ou seja, Deus é poderoso para fazer com que o insuportável, humanamente falando, seja superado pela excelência do seu poder que opera em nós, se essa for sua soberana vontade, em Cristo Jesus, nosso Senhor.

E que ele nos abençoe e guarde, sempre.

Com amor,

Pr. Raphael Melo

P.S.: Por favor, se você gostou desse artigo, comente abaixo e compartilhe-o agora mesmo no Facebook, e seja instrumento de Deus para que mais pessoas sejam tocadas por essa mensagem. Muito obrigado! 🙂

(Visited 1.173 times, 1 visits today)

Comentários do Facebook

Post anterior
Cristo e as Águas de Marte
Próximo post
Programados Para Louvar

Posts Relacionados

7 Comentários. Deixe novo

  • Pois é Pastor, vivemos para Cristo.A minha vontade é a vontade Dele em mim. Não somos de mundo, e por isso temos que olhar para o alto, pois o mundo nos chama há todo tempo para coisas daqui. A palavra de Deus diz: Buscar-me de todo coração e me encontrará. Deus no chama para segui-lo… Muito bem colocado as palavras nesse artigo.
    Que Deus abençoe vc.

    Responder
  • Pois é Pastor, vivemos para Cristo.A minha vontade é a vontade Dele em mim. Não somos desse mundo, e por isso temos que olhar para o alto,assim mantemos nossos olhares e fico pra Deus. Pois o mundo nos chama há todo tempo para coisas daqui,tentando nos desviar do caminho de Cristo. A palavra de Deus diz: Buscar-me de todo coração e me encontrará. Deus nós ama e sabe o melhor pra cada um de seu filhos

    Deus no chama para segui-lo… Muito bem colocado as palavras nesse artigo.
    Que Deus abençoe vc.

    Responder
  • ozenir monteiro
    26 de outubro de 2015 00:07

    Muito bom, sabedoria, discernimento e a capacidade de compreender a vontade de jeová e aceita-la para o meu crescimento espiritual e comunhão com Deus.

    Responder
  • Lindinai Oliveira do Nascimento
    27 de outubro de 2015 11:24

    Bom dia pastores!
    Que palavra abençoada e tão edificante! Que o senhor continue usando a vida de voces para falar aos corações dos leitores . Senti a falta quando não recebi os e-mails.
    Abraços!

    Responder
  • Verdade.

    “Por isso, quando não pudemos mais suportar, achamos por bem permanecer sozinhos em Atenas e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé, para que ninguém seja abalado por essas tribulações. Vocês sabem muito bem que fomos designados para isso. Quando estávamos com vocês, já lhes dizíamos que seríamos perseguidos, o que realmente aconteceu, como vocês sabem. Por essa razão, não suportando mais, enviei Timóteo para saber a respeito da fé que vocês têm, a fim de que o tentador não os seduzisse, tornando inútil o nosso esforço. Agora, porém, Timóteo acaba de chegar da parte de vocês, dando-nos boas notícias a respeito da fé e do amor que vocês têm. Ele nos falou que vocês sempre guardam boas recordações de nós, desejando ver-nos, assim como nós queremos vê-los. Por isso, irmãos, em toda a nossa necessidade e tribulação temos bom ânimo a seu respeito, por sabermos da sua fé; pois agora vivemos, visto que vocês estão firmes no Senhor.” 1 Tessalonicenses 3:1-8

    “Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,” Filipenses 1:29

    Amém.

    Responder
  • Que maravilhoso é aprender a cada dia. Sempre achei que Deus não daria sofrimento além do que poderiamos suportar. Realmente nós padecemos por não conhecer a Palavra de Deus.
    Tenho buscado conhecimento, Sola Scriptura, e isso tem mudado minha vida. Muito obrigado por essa palavra que já mudou minha cosmo visão sobre o assunto.
    Que Deus continue os abençoando em nome do Cristo Jesus.
    Tom Nogueira.

    Sola Gratia. ✌

    Responder
  • Paz.muito bom mesmo esse texto forte..

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.