fbpx

Programados Para Louvar

Como você se sentiria se soubesse que as palavras de amor e carinho de pessoas especiais para você, como marido, esposa, pai, mãe, irmão, amigo ou qualquer outra pessoa que seja próxima a você, fossem apenas fruto de uma programação automática?

Como seu coração se sentiria se os gestos de afeto de alguém importante para você fossem todos programados em um software de envio de mensagens automáticas, ou mesmo em um aplicativo de celular, como uma espécie de robô automático de envio de mensagens carinhosas?

Certa vez, há cerca de dez anos, enquanto eu ainda era Analista de Sistemas em um banco, lembro de conversar com um colega de trabalho e de ouvi-lo dizer, interrompendo abruptamente nosso assunto, que precisava enviar o sms (mensagem de celular) do dia para a noiva, pois se ele não o fizesse ela ficaria chateada, visto que isso já era um costume deles. Contudo, para enviar a mensagem, ele procurou uma frase qualquer na internet, copiou no celular e enviou, enquanto ria, conversando comigo sobre futebol, sem a menor atenção ao que estava fazendo.

Como será que essa moça, a noiva dele, se sentiria se soubesse disso?

E você, imaginou como se sentiria nos casos que mencionei? Sim? Então é provável que você chegue perto de entender o que Jesus sente quando diz o seguinte, em Mateus 15:7, veja só:

“Hipócritas! Bem profetizou Isaías sobre vós, denunciando: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; pois ensinam doutrinas que não passam de regras criadas por homens”

Jesus disse isso para pessoas extremamente religiosas, muito aplicadas as regras e aos costumes da religião, mas que, no entanto, faziam as coisas de forma automática ao extremo, sem nenhuma participação do coração em suas atitudes de suposta “devoção a Deus”.

E antes de condená-los, creio que devemos pensar em quantas vezes nós também não somos assim. Doutrinados pela religião e, no fim, acostumados a agir até conforme Deus orientou nas Escrituras, porém com o coração bem longe daquilo que estamos fazendo supostamente “para Ele” e “por Ele”.

A religião nos acostuma a louvar a Deus por meio de um conjunto de regras e costumes, fazendo com que, pouco a pouco, ao longo do tempo, todo o amor e aplicação de coração que tínhamos no início, no tempo do que Deus chama de primeiro amor no livro do Apocalipse, quando tocados pela Graça, desapareça quase por completo e, em alguns casos, desapareça totalmente. Assim sobra só a programação automatizada. Instalamos em nosso comportamento softwares ou aplicativos de mensagens automáticas para louvar a Deus. Nos tornamos a pessoa que escreve, fala ou canta algo apenas por escrever, por falar e por cantar, só para constar, para não fugir a regra e ao costume, mas que, na verdade, tem o coração distante daquilo que está fazendo.

E finalizando, eu deixo a sugestão dessa reflexão: tudo o que você faz para Deus ou em louvor a Deus, vem realmente do seu coração? Será que a automatização, que honra a Deus com os lábios, mas com o coração distante Dele, por acaso, não se instalou ou está se instalando em sua vida?

Fomos transportados do império das trevas para o Reino de Deus, comprados a preço do precioso sangue de Jesus, chamados para seguir a Cristo todos os dias. Não fomos chamados para ser repetidores de louvor, nem com palavras, nem com música e nem com atitudes, mas sim, somos chamados a arder em amor a Deus, aplicando todo o nosso coração em tudo o que fizermos, em Amor, tanto para Ele, quanto para o próximo, pois assim, segundo Jesus, cumprimos toda a lei e os profetas. Ou seja, não se preocupe com as regras, pois se você amar e fizer tudo de coração, para Deus e para o próximo, você cumprirá toda e qualquer regra que já exista ou possa vir a existir em todo o universo, por toda a Eternidade.

Portanto, não! Não seja programado para louvar! Antes, louve porque seu coração arde e não consegue não louvar a Ele, autor e consumador da nossa fé, Cristo Jesus, nosso Senhor.

Com amor,

Pr. Raphael Melo

P.S.: Por favor, se você gostou desse artigo, comente abaixo e compartilhe-o agora mesmo no Facebook, e seja instrumento de Deus para que mais pessoas sejam tocadas por essa mensagem. Muito obrigado! 🙂

(Visited 100 times, 1 visits today)

Comentários do Facebook

Post anterior
Sofrimento Insuportável
Próximo post
O Medo e sua terrível Mãe

Posts Relacionados

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.