fbpx
A provação é saudável ao cristão

A provação é Saudável ao Cristão

A grande maioria dos crentes deseja viver num mundo de glória, morar numa casa luxuosa, com carros importados e tendo uma conta bancária recheada de dinheiro. Não é por isso que a maioria das igrejas estão inchadas de pessoas atrás de bênçãos?

Contudo, a verdade é que quando olhamos para o Evangelho, não é essa realidade que ele nos propõe. As vidas dos discípulos são parâmetros para contrariar essa falsa verdade. Jesus mesmo foi um homem simples, que viveu sem riqueza ou luxo. A vida Dele foi pregar o Evangelho, fazer a vontade de Deus e cumprir seus propósitos. Por isso, essa busca obsessiva por riqueza, conforto e boa vida, tem levado a “igreja” cada vez mais para longe de Deus.

O viver de uma vida que espelhe a Glória de Deus, em Graça, não pode estar atrelado a busca de coisas desse mundo. É claro que desfrutar com sabedoria daquilo que Deus dá é bom e, como diz Eclesiastes 3:13, uma recompensa de Deus pelo trabalho.

Deixemos de hipocrisia, pois qualquer pessoa gosta de conforto. Contudo, a bíblia nos diz que devemos estar contentes (I Timóteo 6:6-10) com o que temos independente-mente da situação que se vive, seja de fartura ou escassez.

Deus, o Pai, certamente deseja dar boas coisas aos seus filhos, melhores até do que qualquer pai terreno poderia dar. O que não se entende ou recusa-se a entender é que o bom segundo Deus, nem sempre é o que achamos ser o melhor. Um bom exemplo seria que Deus jamais dará algo para afastá-lo Dele. Como conhecedor do seu coração, jamais permitirá a caminhada sem volta para longe dos seus propósitos. Por isso, para alguns, Deus dá somente aquilo que seja suficiente para as suas necessidades, já que dessa forma os manterá perto de Si.

A mais IMPORTANTE das necessidades é a busca por Deus e seu Reino. De todo coração, você precisa saber e entender o que Ele quer de ti. Se você compreender que tudo nasce e ao mesmo tempo aponta para Deus, nada precisará fazer diferente do que buscar Sua Glória e honra. A bíblia diz que Deus busca adoradores verdadeiros que O desejem de todo coração e O adoram em espírito e em verdade.

Infelizmente o que vemos hoje nas igrejas são pessoas com mãos levantadas e lábios que dizem amar a Deus, ainda que tendo atitudes negam isso claramente. Vive-se uma vida vazia de Deus, entre mentiras e enganos, dia após dia, ou seja, uma vida hipócrita, como era a dos Fariseus nos tempos de Jesus.

Não permita que o pecado de uma vida hipócrita te afaste de Deus. Venha agora para Cristo do jeitinho que você está, mas permita que uma vida de comunhão com Ele molde o seu caráter segundo a imagem de Cristo. A sua transformação não pode vir de lugares ou pessoas, pois somente Jesus Cristo tem esse poder. Busque a ajuda de um cristão sério para lhe auxiliar nessa caminhada.

A salvação e uma vida liberta são coisas muito valiosas e nos foram dadas por Cristo na sua morte. Portanto, não deixe o diabo lhe roubar isso.

Outro engano difundido nos cultos é que o cristão fiel não passa por problemas. Que as aflições, lutas e provações são destinadas aos que vivem no pecado e que nada de ruim acontece com aqueles que vivem uma vida santa.

Segundo às escrituras sagradas, as aflições, provações ou sofrimentos são instrumentos de Deus para amadurecer sua fé e confiança Nele, pois Ele só disciplina a quem ama. Saiba que disciplina nem sempre é sinônimo de correção, mas também é eficaz como aprendizado. Então, na hora da luta, só existirá resistência e certeza de vitória quando você entender que ela faz parte do amor de Deus. Só assim é que as provações e sofrimentos poderão surtir o efeito desejado por Deus. Portanto, que você tenha perseverança e fé para transpor o momento dolorido de uma provação.

Para uma vida espiritual saudável, você deve buscar diariamente o crescimento espiritual através das experiências, de forma a alcançar esperança naquilo que vem de Deus e assim, glorificar Cristo com sua vida. É através dessas experiências extraordinárias e grandiosas com Deus que perceberás a proximidade da Sua presença transformando diariamente sua vida, pelo Espírito. Essa transformação é percebida na sua atitude com o próximo, que passará a ser recheada do AMOR que também recebeste de Deus. Além disso, serás acrescentado em fé e nada ou ninguém poderá te afastar dEle.

“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o jus-to viverá pela fé.” Romanos1:17

É claro que o processo pelo qual Deus nos mostra as nossas mazelas sempre gerará tristeza. Porém, como diz o texto, é uma tristeza que opera arrependimento para salvação.

“Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.” II Coríntios 7:10

Nas situações difíceis, nunca pense que Deus não lhe vê ou não ouve suas orações. Satanás usará esses pensamentos para lhe fazer desistir ou desanimar, para que não continue na direção do que Cristo quer para ti.

“Portanto, também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem.” I Pedro 4:19

Você já entendeu que a provação é o meio de Deus forjar nosso caráter em Cristo. Por isso, por mais louco que pareça, todo cristão precisa de provações. Não adianta lutar, pois todos passam por lutas e provações e com você não será diferente. A questão é saber como vencê-las. Embora elas apareçam de maneiras e formas diferentes, todas envolvem a mesma questão subjacente: confiar na Palavra de Deus e viver por ela.

A epístola de Tiago tem muito a dizer sobre provações e sobre como confiarmos na Palavra. Ela foi escrita por Tiago, irmão de Jesus e líder espiritual da igreja em Jerusalém. Ele estava escrevendo aos milhares de crentes judeus que foram forçados a fugir de Jerusalém devido à intensa perseguição. Essas pessoas haviam perdido seus empregos, suas casas, e seus bens. Em alguns casos, haviam também perdido sua família e seus amigos. A vida para elas estava extremamente difícil, e ele escreveu para encora-já-las, confortá-las e ajudá-las a direcionarem seus caminhos.

Só uma comunhão fortalecida com Deus pode ensinar a vencer problemas, dificuldades ou angústias da vida. Como diz o salmista:

“Na angústia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.” Salmos 18:6

Não desista, busque a Deus e tenha uma vida verdadeira, talvez como nunca teve até agora. Deus é e será contigo.

Desejo do fundo da minha alma que esse artigo tenha falado com você, assim como falou ao meu coração. Que a paz esteja contigo e que nunca lhe falte fé em Deus, para que você o glorifique, pois Ele é digno de toda Glória.

Paz!

Sandra Brito

P.S.: Por favor, se você gostou desse artigo, comente abaixo e compartilhe-o agora mesmo no Facebook, e seja instrumento de Deus para que mais pessoas sejam tocadas por essa mensagem. Muito obrigado! 🙂

(Visited 1.709 times, 1 visits today)

Comentários do Facebook

Post anterior
A Glória da Cruz
Próximo post
Sonho de Ser Mãe

Posts Relacionados

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.