fbpx
Sola Scriptura

Sola Scriptura

“Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3:14-17

O termo “sola scriptura” é um dos cinco pontos principais do pensamento da Reforma Protestante:

  • Sola fide (somente a fé)
  • Sola scriptura (somente a Escritura)
  • Solus Christus (somente Cristo)
  • Sola gratia (somente a graça)
  • Soli Deo gloria (glória somente a Deus)

Por mais que existam bons livros e documentos históricos que nos ajude no conhecimento da igreja, nunca substituirão a Bíblia como norte e base de fé para o cristão. A Bíblia é o único livro que revelado torna-se a Palavra Viva de Deus, ou seja, o próprio Cristo.

Contudo, depois do humanismo, o ensino bíblico vem deixando de ser suficiente para muitos crentes que frequentam nossas igrejas. Atualmente, grande parte da liderança cristã mescla ensinos bíblicos com psicologia, antropocentrismo, egocentrismo e outros ensinos em suas pregações. Por outro lado, as livrarias cristãs estão cheias de livros de autoajuda.

Sete passos para receber o Espírito Santo. Três passos para fortalecer sua fé. Cinco passos para sua vitória financeira e por aí vai…

Paulo fala a Timóteo para permanecer nas escrituras porque nela está a sabedoria e a salvação mediante a fé. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”. Ela é suficiente para te fazer pleno (completo) e preparado para toda boa obra!

“Quando disserem a vocês: “Consultem médiuns e espíritas que murmuram encantamentos, pois todos procuram seus deuses e os mortos em favor dos vivos”. Respondam: “À lei e aos mandamentos!” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!” Isaías 8:19-20

Isaías falou claramente: “Vcs procuram os mortos em favor dos vivos?”

Por mais boa vontade que alguém tenha em escrever um livro e realmente tem muito bons livros cristãos que nos ajudam na caminhada, mas esses nunca irão sequer passar perto do que a bíblia nos ensina. Até porque todo livro cristão tem por base a bíblia.

Meu conselho é: leia bons livros, mas disponibilize pelo menos o dobro do tempo para ler a bíblia. As palavras de vida eterna estão nela e deve ser suficiente para todo cristão. Sola Scriptura!

Paz!

Pr. Luciano Thomé

P.S.: Por favor, se você gostou desse artigo, comente abaixo e compartilhe-o agora mesmo no Facebook, e seja instrumento de Deus para que mais pessoas sejam tocadas por essa mensagem. Muito obrigado! 🙂

(Visited 1.034 times, 1 visits today)

Comentários do Facebook

Post anterior
Pescador de Homens
Próximo post
Glória em conhecer Cristo

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.