fbpx
foi-isso-que-deus-disse

Foi Isso Que Deus Disse?

Você sabe quem fez a primeira pergunta da Bíblia?

A serpente. Satanás.

Até então, o relato era de afirmações dos atos e das palavras da boca de Deus. Mas em Gn 3:1, surge o primeiro questionamento das Escrituras: “Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? “

Você sabe como terminou essa história, não é? Eva comeu o fruto e o deu a Adão, que também desobedecendo a Deus, o comeu. Assim, a maldição do pecado entrou no mundo e por conta dela, ocorreram e ocorrem todos os males pelos quais a criação passou e passa, até os dias de hoje. Por causa do pecado, entranhado em todo ser humano, como um tumor maligno incurável, foi necessário que Cristo morresse, para aplacar a justiça de Deus e nos salvar da condenação eterna, se é que cremos nEle e em Seu Evangelho.

Este mundo jaz no maligno e, por isso, toma a forma dele. Se você reparar bem, a estratégia do diabo não mudou. É a mesma do Éden. Colocar em dúvida o que Deus falou. Seja distorcendo frases isoladas, para dar a interpretação que ele quer (como fez com Cristo, no deserto, citando um trecho isolado do Salmo 91), ou relativizando interpretações para afirmações claras do Senhor, que é absoluto em si e em tudo que fala, por ser Ele mesmo, na pessoa do Filho, a Palavra.

Após Eva citar tudo que o Criador tinha falado, a serpente disse que certamente não morreriam e que Deus só não queria que o ser humano fosse como Ele, conhecedor do bem e do mal. Mas o que na verdade aconteceria e acabou se concretizando, foi a perda da inocência, pois até o bem daquela árvore não era bom.

Compreende que relativizar o que é absoluto (Deus e sua Palavra), enquanto absolutiza o que é relativo (qualquer outra coisa na criação), é o que satanás fez no Éden, ao longo da história e continua fazendo até hoje? A forma que as pessoas que estão mortas em seus pecados pensam e desafiam a autoridade das Escrituras é o reflexo da estratégia do príncipe delas, o príncipe deste mundo. Ele fez isso antes mesmo do Éden. Lembre-se que convenceu terça parte dos anjos a se juntarem a sua rebelião, no desejo insano de ser igual a Deus. Com Eva, foi a mesma coisa. Lá, a serpente sugeriu que ela e o marido podiam ser iguais a Deus, conhecedores do bem e do mal. E hoje, sugere ao mundo que cada um seja o deus da sua própria vida, desprezando o Criador e fazendo tudo que tiver vontade.

Entendi, pastor. Mas e esse lagarto na imagem?

Usei essa foto de um pequeno réptil, que anda sobre as águas, por conta de suas características físicas, para exemplificar o que quero dizer. Alguém, seguindo o raciocínio do diabo, poderia dizer: sua Bíblia diz que Jesus andou sobre as águas? Isso até um lagartinho pode fazer. É um exemplo simplório e fácil de ser rebatido. Mas percebe como, de início, parece fazer sentido, se não levarmos em conta o contexto completo do relato bíblico? Basta parar um pouco para pensar que fisicamente, para os seres humanos, é impossível andar sobre as águas. E como Cristo não estava lidando com lagartinhos, mas com pessoas, Ele demonstrou que é soberano sobre toda Sua criação, quando desafiou as leis naturais da física e foi ter com os discípulos por cima das águas.

Interpretações das Escrituras diferentes, dignas de respeito, são uma coisa e não estão no campo da relativizações malignas. Contudo, heresias e distorções dos textos sagrados, com a intenção de justificar comportamentos e conceitos contrários ao que Deus disse, fazem parte dos enganos da serpente.

Não se esqueça: como tudo só existe em Cristo, obrigatoriamente tem que ser relativo a Ele, que é absoluto. E Ele é o Verbo, a Palavra, o que Deus diz, relevado a nós pelas Escrituras sagradas.

E você, tem lido sua Bíblia e aceitado o que Deus fala com você, do jeito que Ele quer, indo ou não de encontro com o que lhe agrada, ou é mais um dos muitos que relativizam a Palavra de Deus, numa tentativa de encaixá-la no modo de vida que quer ter e no que gostaria de ouvir dEle?

Medite nisso. Você e sua mente são relativos. Jesus é absoluto. Portanto, não tente encaixá-lO no que você deseja, conforme seus pensamentos. Se quer segui-lO, tome sua cruz, dia após dia, negando-se a si mesmo e adeque-se você a Ele. Não há outra forma de estar junto de Cristo.

Sua maior arma para vencer os ardis enganos de satanás, até quando ele usa a Bíblia, tentando distorcê-la, é você mesmo conhecê-la tão bem, que saberá identificar qualquer raciocínio estranho, não condizente com o que realmente está dito naquilo que nela está escrito. Então, medite nas Escrituras de dia e de noite. Afinal, falsificações não enganam quem conhece muito bem o que é verdadeiro.

Com amor, NEle, que é Criador e Sustentador de todas as coisas, inclusive do diabo e seus demônios,

Pr. Raphael Melo

Já conhece meus livros??? bit.ly/2olLWqA

(Visited 208 times, 1 visits today)

Comentários do Facebook

Post anterior
Na Contramão do Amor se Esfriando
Próximo post
Você é Cristão ou Só Crente?

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.