fbpx

Sobre Formigas e Crentes

 “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. O preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados;”(Provérbios 6:6-10)

Vamos pensar sobre formigas e crentes…

Vamos todos ao mesmo pensamento, podemos fazer assim? Que tal se pudéssemos em nossa mente, agora, entrar em um formigueiro e conhecer de perto uma, apenas uma, das milhares e milhares de formigas que fazem parte dele? É exatamente o que vamos fazer, venha comigo!

Venha, imagine mesmo, vamos lá!

Sobre formigas e crentes…

O nome da nossa amiga é perseverança, e ela prepara-se para mais um dia de trabalho no verão. Perseverança percorre o caminho para fora do formigueiro, sem perceber que muitas das suas companheiras não estão ao seu lado como de costume. Sua limitação por ser apenas um inseto, impede-a de compreender que um inseticida reduziu em mais da metade o número de formigas encarregadas de coletar e armazenar comida para o inverno. Porém, isso não desanima perseverança em nenhum momento.

Saindo da toca, andando pelo chão, subindo e descendo, chegando ao alimento, cortando um pedaço mais pesado que ela mesma, colocando sobre si, andando de volta, descendo e subindo, entrando no formigueiro, armazenando a comida. Sem parar, sem parar, sem parar. Esse foi o dia de perseverança e de todas as suas companheiras que não tinham sido mortas pelo infame inseticida.

Enquanto isso, no mesmo dia, no mesmo país, no mesmo bairro, no mesmo lugar, ou seja, o formigueiro é no quintal da igreja, de uma igreja cristã, um irmãozinho chamado preguiçoso encontra-se empenhado em uma importante missão na obra de Deus, ele participa do grupo de pessoas que precisam limpar os ventiladores da igreja.

Um grande problema acontece, quatro das sete pessoas responsáveis pela limpeza não aparecem para ajudar por algum motivo ainda desconhecido por preguiçoso. Entre essas pessoas que não apareceram está o líder responsável pela limpeza dos ventiladores, na mente de preguiçoso, isso não é nada bom…

Na igreja, mais de quinze ventiladores estão prontos para serem limpos, pois sujeira neles é o que não falta, preguiçoso e outros dois irmãos tentam decidir o que fazer, pois seus ajudantes, inclusive o líder da empreitada, não vieram. O que fazer?

– “São muito ventiladores para apenas três pessoas, não vamos conseguir”, disse preguiçoso.
 “Mas amanhã tem culto ao Senhor e precisamos deixar os ventiladores limpos, mesmo que não terminemos todos, podemos limpar alguns e ir embora mais rápido”, disse comodismo.
– “Vocês sabem onde estão os panos e os baldes? Quero começar logo.”, disse realizador.

Ao passo que perceberam a completa falta de interação com o assunto em discussão por parte de realizador, preguiçoso e comodismo decidiram ir embora e marcar outro dia com o líder da empreitada para limpar os ventiladores.

O Dia termina, um novo dia começa, são seis da manhã, nossa amiga perseverança reinicia seu trabalho enquanto passa por realizador saindo da igreja, depois de passar toda a madrugada, sozinho, limpando os ventiladores.

Será que conseguimos entender a relação que deve haver entre formigas e crentes?

Mas, infelizmente, formigas e crentes tem sido cada vez mais diferentes.

Que volte a haver, como antes, uma real semelhança entre formigas e crentes.

Com amor,

Raphael Melo

(Visited 2.073 times, 1 visits today)

Comentários do Facebook

Post anterior
O Dia do Julgamento
Próximo post
Cristo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.