fbpx

Máscaras na Igreja

Chamo todos os cristãos a meditarem nesta reflexão com sinceridade e temor ao Senhor.

Vivemos em dias digitais. Gradativamente aumentamos nosso grau de “vivência” e até de certa “dependência” do mundo digital. Redes Sociais, e-mails, compras, pesquisas, estudo, trabalho, cidadania, etc. O que já não está na internet está caminhando para ela, por um caminho, ao que parece, sem volta.

Neste cenário, os sigilos protegidos por senhas, políticas de empresas, leis e normas governamentais são a únicas barreiras entre a manutenção de nossa confidencialidade virtual e a divulgação pública de tudo o que fazemos na internet, ao passo que proponho a seguinte reflexão:Você “cristão” (as aspas são a expressão de que é certo que a maioria que confessa ser seguidor de Cristo na verdade não o é, infelizmente), você que está no templo pelo menos uma vez por semana, muitos até várias vezes no mesmo período.

Você que fecha os olhos no meio da congregação para orar, que pega um microfone para testemunhar, que toca um instrumento ou canta, dizendo adorar ao Senhor, que sobe em uma plataforma e prega a Palavra de Deus, que é batizado nas águas, que abandonou pecados públicos vergonhosos, que conta testemunho de igreja em igreja, que trabalha assiduamente no evangelismo ou qualquer outro ministério na congregação, que tem sua bíblia e professa nela crer como a Escritura que revela-nos a Palavra de Deus, que diz obedecer a Deus, amando, portanto, a Cristo. Enfim, que diz ser lavado e remido no sangue de Jesus Cristo, portanto Cristão salvo pela Graça.

E se seu sigilo digital fosse totalmente quebrado hoje, agora, diante de todos? E se um relatório completo de sua “existência digital” fosse publicado em todas as redes sociais, com seu nome, foto e CPF? E se ele estivesse completamente acessível a todos, inclusive seus amigos, familiares e irmãos da igreja?

Este relatório conteria tudo, absolutamente tudo o que você fez na internet até hoje, por exemplo:– Todos os sites que visitou, com dias, horários e tempo de permanência, bem como o que fez em cada um deles;

– Todos os e-mails que enviou ou recebeu, com seus respectivos remetentes ou destinatários, por todas as contas de e-mail que porventura tenha atualmente ou tenha tido algum dia, isso mesmo, ainda que estejam canceladas;

– Todas as interações através de bate papo, em todos os detalhes, com cada vírgula digitada e lida nas conversas, cada imagem, cada vídeo, cada conversa pela webcam, seja por qualquer ferramenta, como por exemplo: facebook, msn, Skype, icq, chats de sites, etc. Ainda que as contas já tenham sido excluídas;

– Todos os vídeos que assistiu em qualquer site de vídeos, não somente no youtube, mas em qualquer um, cada vídeo, um por um, com seus títulos, descrições, tempo de duração, tempo assistido, quantidade de acessos e, é claro, o conteúdo do vídeo;

– Todas as pesquisas que já fez no google ou em qualquer outro mecanismo de busca, cada palavra pela qual pesquisou e em quais resultados clicou, bem como quanto tempo ficou em cada link clicado em consequência das pesquisas;

– Cada ação em redes sociais como Orkut, facebook, etc. Cada postagem, cada leitura de postagem, cada perfil, página ou comunidade visitados, cada troca de postagens entre você e outras pessoas, ainda que suas contas já tenham sido canceladas.

Estes são apenas alguns exemplos, pense que o relatório seria completo, sem faltar nada, sem adicionar ou retirar qualquer detalhe. Pense nesse suposto relatório publicado para todos!

Como você se sentiria? Suas atitudes seriam testemunho de sua vida “cristã”? Você sustentaria sem problemas sua postura espiritual de hoje ou seria extremamente envergonhado por aparentar algo que não condiz com a verdade de sua conduta?

Tenho duas notícias muito ruins para os que sentirem-se envergonhados em ler o que escrevi acima, não por pecarem, pois todos pecam, mas pela hipocrisia de aparentarem algo que não são, são elas:

1 – Estamos falando só da quebra do sigilo digital e a vergonha já será imensa, imagine se o sigilo real também pudesse ser quebrado para que um relatório semelhante fosse montado e divulgado a todos?

2 – Você sabia que todas as coisas estão nuas e patentes perante os olhos daquele a quem teremos que prestar contas? Sabia que a vergonha diante dos homens não é nada comparada a vergonha diante daquele que pode lançar sua alma no inferno? E o pior vem agora, este que é Amor, mas também Fogo Consumidor, não vê só o que você faz na Internet ou no mundo real, mas também o que você pensa, sente ou deseja?

Sabemos que ninguém é salvo por seus méritos ou boas obras, todavia, os sinais de que alguém foi alcançado pela Graça e realmente foi salvo são a transformação de vida, o testemunho de Cristo e a Santidade (não farisaísmo) exalada para a Glória do Senhor em Cristo.O que diz sua consciência depois de ler este artigo? Melhor ainda, o que te diz o Espírito Santo que convence do pecado da justiça e do juízo exatamente agora?Quem é você quando ninguém está vendo? Ainda que nenhuma pessoa esteja, Deus sempre está vendo!

Se estiver usando uma máscara, deixe-a no chão e arrependa-se!

Vinde, voltemos ao Senhor!

Como diria John Piper: “Não desperdice sua vida!”

Chega da máscaras no corpo de Cristo, chega de máscaras na igreja.

Com amor, em Cristo

Raphael Melo

(Visited 2.128 times, 1 visits today)

Comentários do Facebook

Post anterior
Cristo
Próximo post
O Cristão e a Homossexualidade

Posts Relacionados

10 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.