fbpx

Evangelismo Carnal

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32

Como assim evangelismo carnal? Isso não é uma contradição em termos?

Sim, mas, infelizmente, tenho que afirmar que o evangelismo carnal vem tomando conta das estratégias de missão das igrejas.

O Espírito Santo, nesses últimos meses, tem incomodado o meu coração para escrever um artigo que fala sobre os métodos e estratégias que o povo de Deus tem usado para atrair pessoas carnais à igreja com o objetivo de ganhar almas para Jesus, o que chamo aqui de evangelismo carnal. Vejo uma grande mobilização e dedicação de alguns jovens e líderes para tais realizações na igreja e até mesmo fora dela. Eles colocam suas forças e idéias em prática, estão sempre criando novas coisas, fazem e realizam muitos eventos e festividades, mas será que esse mesmo grupo tem se empenhado da mesma maneira ou mais para o evangelismo?

Será que esses jovens e líderes tem se preparado espiritualmente para receber pessoas tão incrédulas? Temos o alimento necessário? Será que um evangelismo carnal traz as pessoas para um lugar cheio de pessoas espirituais?

Como anda a devocional dos cristãos? Temos lido a bíblia diariamente? Temos orado com freqüência? Temos jejuado pelo menos uma vez por semana? Temos evangelizado com a nossa própria vida? Temos buscado a santificação todos os dias? Temos buscado qual é a vontade do Senhor? Nessa parte eu não vejo tanto empenho, e você? Quem não faz isso é carnal, portanto, só poderá produzir um evangelismo carnal.

O Reino de Deus é tomado à força, não em força carnal, porém em força espiritual, Deus é Espírito e devemos fazer as coisas voltadas para o Espírito de Deus. Deus é o centro de tudo, todas as coisas são para a Honra e Glória Dele. Porque Dele e Por Ele, para Ele são todas as coisas.

Infelizmente, Deus não está sendo suficiente para os seus próprios filhos, quanto mais para uma multidão que não está nem aí para Ele. As coisas atrativas que existem no mundo são legais e bem divertidas, mas Deus não se compara a nenhuma delas, Ele é melhor do que tudo que existe e que já existiu!

Quero compartilhar com vocês  minha experiência de vida, que tem participação do tal evangelismo carnal.

Fui criada na igreja desde cedo, mas por andar em jugo desigual com incrédulos e por não buscar a Deus verdadeiramente, eu me desviei dos caminhos do Senhor e fui para o mundo. No mundo desfrutei de coisas que considerava bem legais, como baladas, shows, festinhas, etc. Achava que isso era viver.

Até que um dia me dei conta de que minhas atitudes estavam deixando Deus bem triste e irado, e tinha a consciência de que iria parar no inferno se continuasse a viver daquele jeito, então voltei para a “igreja”, mas não voltei para Deus.

O fato de estar na igreja não significa que estamos salvos, igreja somos eu e vocês, nós formamos uma igreja, quem salva é Deus, precisamos ser obedientes como Cristo foi ao Pai, somos imagem e semelhança de Cristo.

E por voltar à igreja e não à Cristo, fui de novo para o mundo, e foi assim durante muitos anos, minha vida era como as ondas do mar, ora indo, ora voltando.

Então falava com Deus : “Ah! teria sido melhor eu ter nascido nos tempos antigos, onde não havia nada disso”. Como se naquela época não houvesse outras coisas atrativas.

Muitos amigos tentaram me ajudar, já que eu gostava da night, seria melhor curtir uma balada gospel, mas na verdade eu sentia era falta de Deus, essas coisas só iriam satisfazer a vontade da minha carne, na verdade eu queria encontrar uma satisfação só em Deus, minha satisfação deveria estar nEle e na sua Palavra de vida eterna.

O evangelismo carnal é quando usamos meios carnais para que pessoas que são extremamente carnais venham para a igreja.

Gospel night, festa fantasy gospel e companhia; confesso que não cheguei a freqüentar nenhuma delas, não por falta de vontade, mas senti como se o Espírito me impedisse de ir, era como um alerta de que aquilo não fosse adiantar, era o mundo entrando na igreja. E hoje vejo que é a mais pura verdade! Todos estes e outros são métodos de evangelismo carnal.

Hoje pela graça de Deus, a minha satisfação está em Cristo, só nEle. Sou feliz nEle e não necessito de mais nada! Ele é suficiente.

Por isso pastores, líderes, jovens, etc. Vamos acordar, o mundo precisa é de pessoas que se empenham em levar a Palavra de Deus. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:1

“Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho.” 1 Coríntios 9:16 (grifo meu)

Anunciar a boa nova de Deus, que é a Palavra, é uma estratégia maravilhosa e através da atitude de levar o Evangelho, o Espírito Santo convence os pecadores dos seus maus caminhos. Agora, será que em um carnagospel é pregado o evangelho da salvação? No gospel night é pregado o evangelho do arrependimento para o perdão dos pecados? Na festa fantasy eles pregam sobre a ira Deus? Creio que não, são só mais métodos estratégicos para aumentar a membresia da igreja, não passam de evangelismo carnal.

Os ímpios não sabem destas coisas e muitos “evangélicos” também não sabem, e a grande maioria vai perecer por falta de conhecimento. Se a Palavra de Deus é viva e eficaz, porque transformar a igreja em um clube mundano? Pregar o evangelho não é suficiente? É careta? É chato? Deus é sábio ou não? Vontade do homem x vontade de Deus? Evangelismo bíblico X Evangelismo carnal?

Deus conhece o coração daqueles que querem pessoas para enriquecer o bolso e conhece o coração daqueles que criaram na sua mente uma falsa ilusão de converter pecadores, mas que na verdade estão é satisfazendo suas vontades, como o povo do mundo. Onde está a vida de sacrifício? Esconder-se atrás de uma máscara santa é fácil, difícil mesmo é andar em santidade. (Experiência própria).

Vamos parar com essa mania de deixar a igreja com a cara do mundo, Deus é Santo e nEle não há trevas! Vivemos neste mundo, mas não somos deste mundo, o mundo jaz no maligno, nós não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito de Deus que age em nós. Se somos espirituais, porque precisamos de um evangelismo carnal?

A palavra de Deus não volta vazia, a semente é plantada e cuida da semente quem quer. Vamos fazer a nossa parte, que consiste em: pregar, evangelizar, compartilhar da Palavra de Deus, adorar em Espírito e em verdade, e isso tudo gera testemunho de vida para aqueles que não são filhos de Deus. Vamos impactar o mundo com as coisas loucas de Deus?!

Quando um pecador for à Cristo, deve ir por amor à Cristo, reconhecendo que é pecador e que necessita do perdão de Deus, que é recebido através de um arrependimento verdadeiro, onde ele(a) morre para o mundo e vive exclusivamente para Deus. Deus é suficiente! Este é o verdeiro Evangelho, mas não é exposto pelos métodos e estratégias do atual evangelismo carnal.

“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12.

“Não vamos rebaixar o evangelho de Cristo. ” Pr. Paul Washer

Acácia Freire da Fonte

(Visited 1.006 times, 1 visits today)

Comentários do Facebook

Post anterior
Como Deixar o Pecado Sexual
Próximo post
Mantendo a Aliança Com Deus

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.