fbpx

Enfrentando os Problemas do Dia a Dia

Quantas vezes você passou por dias em que precisou lidar com tantos problemas e questões complicadas que pensou não ter forças para suportar os próximos dias, ou mesmo o próximo dia?

Pois é, eu também já me senti assim muitas vezes e a verdade é que estamos completamente certos quando pensamos assim, pois as misericórdias que o Senhor nos dá são as suficientes apenas para o dia de hoje e não para o dia de amanhã. É por isso que precisamos crer que as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã nas nossas vidas, nos capacitando, a cada amanhecer, a lidar com os problemas daquele específico dia, e assim por diante, durante todos os dias que Ele nos der de vida na terra. Com isso, precisamos descansar na certeza de que o que precisaremos amanhã, para os problemas e situações de amanhã, nos será dado amanhã pelo Senhor, e não hoje.

Contudo, o fato é que muitas vezes ficamos angustiados, preocupados e temerosos, ao pensarmos nos problemas de amanhã e acharmos que precisaremos enfrentá-los com os recursos que temos hoje. Creio que por isso Jesus disse, em Mateus 6:34, que não deveríamos ficar ansiosos a respeito do amanhã, porque o amanhã vai trazer suas próprias ansiedades. Ele disse também que para hoje já bastam os problemas de hoje e quando comparamos isso com o que Jeremias escreveu em Lamentações 3:22, entendemos claramente como funciona essa provisão diária do Senhor em nossas vidas: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade”.

Vou falar também de mais dois trechos das Escrituras, que são igualmente importantes para que entendamos essa provisão diária de misericórdias (ou recursos) que Deus nos dá, capacitando-nos a lidar com os problemas e questões de cada dia.

Primeiro quero citar o maná, que era uma espécie de pão celestial enviado por Deus para alimentar o seu povo no deserto, logo depois de tê-los libertado da escravidão no Egito. Ele era derramado uma vez por dia sobre o acampamento e não podia ser guardado para ser consumido no outro dia, pois estragava e ficava inutilizado. Com essa rotina diária e milagrosa, Deus os ensinou a confiar, todos os dias, em sua provisão, e é também assim que devemos confiar Nele, pois sabemos que Ele certamente nos enviará as misericórdias de cada dia, assim como fez com o maná naquele deserto.

Contudo, também é primordial citar que parte da oração conhecida como “Pai Nosso”, que nos foi ensinada pelo próprio Senhor, diz assim: “…o pão nosso de cada dia, nos dai hoje…”. Isso é muito relevante em nosso assunto, pois além de falar de sustento físico diário, esse trecho da oração também nos remete ao sustento espiritual do qual necessitamos, visto que Jesus disse ser Ele mesmo o Pão Vivo que desceu do céu (em clara referência ao maná do deserto). Portanto, como sempre em tudo na vida do cristão, o centro acaba Nele, em Jesus, pois Ele é o nosso maná, Ele é o Pão Vivo que desceu do céu e é Ele que garante suas misericórdias sendo renovadas diariamente sobre as nossas vidas. É do corpo Dele, simbolizado pelo pão quando ceamos, que comemos todos os dias, para que vivamos cada novo dia estando Nele e Ele em nós. De modo que o maná no deserto, por mais maravilhoso e milagroso que possa parecer, era apenas um símbolo do que nós podemos experimentar hoje, todos os dias, com o Pão Vivo que desceu do céu!

E para finalizar, digo que é certo que você não vai receber hoje a capacidade de levar os fardos de amanhã, mas sim a capacidade de levar dos fardos de hoje, pois assim como a cada dia bastam os seus problemas ou a cada dia basta o seu mal, também a cada dia as misericórdias são renovadas e por isso não fomos, não somos e nem seremos consumidos.

Escrevo esse artigo Nele, que esteve em seu lugar, como ser humano, e que por isso conhece todas as suas fraquezas e dificuldades, podendo assim compadecer-se de você e enviar os recursos dos quais você precisa a cada dia, Jesus Cristo, nosso Senhor.

Com amor,

Pr. Raphael Melo

P.S.: Por favor, se você gostou desse artigo, comente abaixo e compartilhe-o agora mesmo no Facebook, e seja instrumento de Deus para que mais pessoas sejam tocadas por essa mensagem. Muito obrigado! 🙂

(Visited 615 times, 1 visits today)

Comentários do Facebook

Post anterior
O Combustível do Inferno
Próximo post
Prêmio Eterno

Posts Relacionados

2 Comentários. Deixe novo

  • Osvaldo Joaquim dos Santos
    7 de dezembro de 2015 22:45

    Meu amado irmão em Cristo! Louvado seja nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo por sua vida!

    Assim como todas as outras mensagens que tive o privilégio e prazer em receber e ler, essa não é diferente. Elas sempre vem com uma porção dobrada do Santo Espirito e impactam diretamente o coração. Fico muito feliz em receber as mensagens do amado. Saiba que tem feito muito bem a mim e a todos que compartilho. Quero aproveitar e agradecer ao irmão e dizer que meu desejo é que a Graça de Deus seja constante em sua vida e nas vidas dos seus.

    Desejo tbm que Deus em sua infinita Graça e Misericórdia mantenha as portas e janelas dos céus abertas a derramar toda sorte de bençãos sobre vc.
    Muito obrigado amado! Que Deus te abençoe hj e sempre!
    Que a Graça, a Paz, o Amor, as Misericórdias e as doces consolações do Santo Espirito de Deus esteja sobre vc e seu lar!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.