fbpx
Conhecer, Entender e Viver

Conhecer, Entender e Viver

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3:16,17

Pode parecer heresia, mas o fato é que a Bíblia não é a Palavra de Deus. Calma, vou explicar!

Você não encontrará na própria Bíblia nenhuma referência apontando-a como Palavra de Deus. O que você encontrará é o antigo testamento referenciado como “A lei de Deus e os Profetas” ou como “As Escrituras Sagradas”.

Contudo, encontrará na Bíblia a referência clara de Jesus como Palavra de Deus, o verbo que se fez carne. O apóstolo João fala claramente que Jesus é a Palavra de Deus (Apocalipse 19:11-13). A Bíblia inteira (Antigo e Novo testamento) apontam para a Palavra de Deus que é Jesus.

Dessa forma, posso afirmar que a Bíblia é as escrituras sagradas que quando lida e revelada pelo Espírito Santo, mostra-se como Palavra de Deus (Jesus revelado). Pacificada essa questão, vamos para o assunto desse artigo.

É fundamental para todo cristão conhecer, entender e vivenciar o Evangelho para que seja um testemunho vivo ou como diz o apóstolo Paulo: “uma carta aberta ao mundo” (2 Coríntios 3:3). Ser como um espelho que reflete a glória de Cristo.

Conhecendo…

O crente para tornar-se um verdadeiro discípulo de Jesus, precisa conhecê-lo como pessoa, seu plano de salvação e buscar a sua vontade para si. A Bíblia é a principal fonte para esse conhecimento. Não só conhecimento do Evangelho e suas doutrinas, mas principalmente da Palavra de Deus que é Jesus.

Todo cristão precisa estar alicerçado na Palavra (Lucas 6:46-49). Conhecer as escrituras totalmente é de suma importância para esse objetivo. Muitos crentes, com anos de convertido, infelizmente, se quer leu a bíblia inteira.

Jesus disse claramente que seu povo é destruído pela falta de conhecimento (Marcos 12:24). O profeta Oséias afirmou que é preciso “conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor.” (Oséias 6:3a), ou seja, a cada dia um pouco mais.

Entendendo…

Você sabe a diferença entre conhecimento e sabedoria? Conhecer é saber. Sabedoria é a aplicação do conhecimento em benefício seu e do próximo.

O plano de Deus através do Evangelho é grandioso e não pode ser simplificado a morte de Jesus na cruz para pagar nossos pecados. Isso é verdade e também muito importante, mas o Evangelho contempla-se muito antes e muito depois da cruz.

Por não haver entendimento do Evangelho na sua totalidade é que se cometem heresias em nossas igrejas. Como a igreja de Cristo está equivocada, sem entendimento. O homem não é o centro do Evangelho e sim Cristo. O propósito do Evangelho vai muito além de salvar a raça humana de seus pecados, mas aponta para o amor e graça de um Deus santo que glorifica Seu nome no Evangelho.

Para entender é preciso meditação nas escrituras e busca por entendimento em oração.

Vivendo..

Por fim, de nada adiantará se o evangelho não for vivido. Na verdade, nenhum evangelismo é mais eficaz que o testemunho de vida. Não caia na mentira do diabo que você pode ter uma vida secular e outra espiritual. O cristão verdadeiro foi crucificado com Cristo e agora vive em si a vida de Cristo (Gálatas 2:20). Só existe uma forma de viver e é pela fé (Romanos 1:17).

Por isso, tudo que você conhecer e entender de Deus e do Evangelho, aplique imediatamente em sua vida. Não poupe esforços para que as mudanças sejam feitas. Jesus foi bem claro em dizer que o fruto é o identificador da árvore. Frutos bons, árvore boa. Frutos maus, árvore má (Mateus 12:33).

Todo cristão é chamado para uma vida de renúncia e entrega por amor a Cristo. Não existe nada que manifeste o Senhor mais gloriosamente do que quando amamos o próximo. Lute contra a frieza desse tempo e ame com todas as suas forças.

Para terminar quero dizer te dizer que tudo é passível de perda nessa vida. Dinheiro, casa, carro, pais, filhos, cônjuge, amigos… tudo ou alguma coisa disso você pode e vai perder na vida, mas nada e ninguém poderá te separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Romanos 8:35-39).

Paz!

Pr. Luciano Thomé

P.S.: Por favor, se você gostou desse artigo, comente abaixo e compartilhe-o agora mesmo no Facebook, e seja instrumento de Deus para que mais pessoas sejam tocadas por essa mensagem. Muito obrigado! 🙂

(Visited 1.755 times, 1 visits today)

Comentários do Facebook

Post anterior
A Queda da Babilônia
Próximo post
Crianças em Cristo

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

2 Comentários. Deixe novo

  • Amém!que Deus continue t usando

    Responder
  • A paz do senhor jesus cristo esteja sobre sua vida , com certeza o homem podera ser o centro do evangelho . o senhor colocou muito bem o seu entendimento , gloria a DEUS pela a sua vida , e que DEUS continui te abençoando em nome de JESUS CRISTO .

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.