“Você confiou em sua impiedade e disse: ‘Ninguém me vê’. Sua sabedoria e conhecimento a enganam quando você diz a si mesma: ‘Somente eu, e mais ninguém além de mim’.” Isaías 47:10
A profecia que prevê a queda da cidade babilônica está escrita no livro do profeta Isaías no capítulo 47. Deus aponta claramente os motivos que levaram este poderoso reino a cair. Veja abaixo:
Altivez, soberba – “Desça, sente-se no pó, Virgem cidade de Babilônia; sente-se no chão sem um trono, Filha dos babilônios.” Isaías 47:1a
Falta de Misericórdia – “Fiquei irado contra o meu povo e profanei minha herança; eu os entreguei nas suas mãos, e você não mostrou misericórdia para com eles. Mesmo sobre os idosos você pôs um jugo muito pesado.” Isaías 47:6
Autoconfiança – “Você disse: ‘Continuarei sempre sendo a rainha eterna! ’ Mas você não ponderou estas coisas nem refletiu no que poderia acontecer.” Isaías 47:7
Confiou em sua impiedade e não no Deus vivo – “Você confiou em sua impiedade e disse: ‘Ninguém me vê’. Sua sabedoria e conhecimento a enganam quando você diz a si mesma: ‘Somente eu, e mais ninguém além de mim’.” Isaías 47:10
A Babilônia teve a oportunidade de aprender sobre Deus. O Livro do profeta Daniel e recheado dos milagres feitos pelo Senhor (Deus dos hebreus) diante dos olhos dos babilônicos.
A diferença da sabedoria entre Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-nego contra a dos jovens babilônicos; o livramento de Sadraque, Mesaque e Abede-nego da fornalha ardente e o quarto homem que apareceu junto a eles; o livramento dado a Daniel na cova dos leões, foram um dos grandes milagres feitos por Deus no meio desse povo.
Daniel tornou-se governador da Babilônia e através do dom, dado por Deus, para interpretar sonhos provou para aquele povo quem era o Deus verdadeiro.
Além dessas coisas, teve a lição que Deus deu em Nabucodonosor, fazendo-o viver como animal por sete anos por causa da sua soberba como Daniel havia profetizado. Após os sete anos, o próprio rei Nabucodonosor teve uma experiência pessoal com Deus e se converteu.
Apesar disso tudo, o povo preferiu seguir seus deuses e gurus e não se atentaram para a oportunidade de salvação que veio até eles. Eu creio no amor de Deus pelo povo babilônico apesar de todo engando que viviam. Digo isso, porque segunda a Bíblia sou gentio tanto como eles e se Deus me amou e me salvou, creio que a eles também.
A queda da Babilônia foi terrível! Nem ruínas sobraram daquela cidade que um dia foi tão poderosa. Viram milagres grandiosos de Deus e o desprezaram.
Hoje mesmo, muitos estão tendo oportunidade de tão grande salvação e persistem em continuar em suas vidas de impiedade. Talvez, você que está lendo esse artigo insiste em permanecer no pecado, desprezando a bondade de Deus no Evangelho de Jesus Cristo.
Em breve Deus virá julgar toda a Terra. Felizes serão aqueles que tiverem lavado suas vestes sujas do pecado no sangue do cordeiro (Apocalipse 7:14 e 22:14). A estes, o gozo eterno de uma vida com Deus. Aos que O desprezam não restará nada além de uma triste expectativa de juízo (Hebreus 10:26-27).
Paz!
Pr. Luciano Thomé
P.S.: Por favor, se você gostou desse artigo, comente abaixo e compartilhe-o agora mesmo no Facebook, e seja instrumento de Deus para que mais pessoas sejam tocadas por essa mensagem. Muito obrigado! 🙂