fbpx
Maior que TUDO e TODOS

Maior que TUDO e TODOS

“Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas, tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles.” Hebreus 1:1-4

Minha proposta neste artigo é tentar falar, uma pequena parte, da grandiosidade de nosso Senhor Jesus Cristo usando o que está escrito na introdução do livro aos Hebreus.

Cristo é superior aos profetas do Antigo Testamento

Na história, falou Deus por boca de vários profetas. Estes receberam autoridade para isso. Porém, falavam de algo que, para eles, era um mistério (Colossenses 1:26). Cristo é superior porque desvendou o mistério oculto por gerações, revelando o grande plano de Deus para a Salvação. Jesus recebeu do Pai um nome que está acima de todo nome a ser mencionado no céu, Terra e abaixo da Terra (Filipenses 2:9-11). Cristo é superior a todos os profetas.

O Herdeiro do universo

O filho unigênito de Deus (João 3:16) tornou-se o primogênito dentre muitos irmãos (Romanos 8:29) quando, por sua morte, nos fez filhos de Deus (João 1:12). Contudo, o primogênito era quem legalmente herdava a herança do pai. Dessa forma, Cristo é o herdeiro de todo o universo.

O Criador

O apóstolo João fala claramente em seu Evangelho (João 1:1) que Jesus Cristo estava com Deus e era Deus. Dessa forma, por inferência podemos constatar que Jesus é o criador de todas as coisas. Da mesma forma, mais a frente, o apóstolo Paulo declara que Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas (Romanos 11:36). Se é por Ele que todas as coisas existem, então Ele é o criador.

O reflexo exato da natureza divina

Nenhum outro homem refletiu tão perfeitamente a essência do Pai. Toda a plenitude de Deus estava sobre Ele (Colossenses 2:9) e aquilo que se pode conhecer de Deus estava manifestado em Jesus Cristo (Romanos 1:19). Ele, e somente Ele, ao mesmo tempo, era totalmente homem e totalmente Deus. Jesus falou claramente a Felipe: “Quem me vê, vê o Pai” (João 14:9). Como bem diz o texto base deste artigo… “O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser”.

O Sustentador da vida

O texto base do artigo diz que TODAS AS COISAS são sustentadas pela Palavra do seu poder. Portanto, sendo tudo sustentado por sua Palavra, inferimos que Jesus Cristo é o sustentador de toda vida.

O purificador dos pecados

O Evangelho fundamenta-se dentre outras coisas no perdão e purificação dos pecados do homem através do sacrifício de Cristo na cruz. Aliás, para isso Jesus veio a esse mundo, para livrar-nos daquilo que credenciava a ação do diabo na vida humano, seus pecados. Portanto, Jesus Cristo é o purificador de pecados.

O Ser exaltado

Por sua obra na cruz, Jesus foi exaltado a sentar-se a direita de Deus Pai (Atos 2:33), O qual colocou TUDO debaixo do seu governo. A carta de Paulo aos filipenses, tem o texto que melhor expressa a condição exaltada de Jesus. No texto diz que Deus o exaltou SOBREMANEIRA e lhe deu um nome ACIMA DE TODO NOME (Filipenses 2:9-11). Jesus Cristo é o Ser exaltado.

A última e mais excelente palavra de Deus ao homem.

Jesus é o verbo, a Palavra de Deus. Jesus Cristo revelou do Pai tudo que ao homem era possível conhecer. Todo amor, bondade, paciência, paternidade, justiça e demais características da essência de Deus foi desvendado ao homem por Jesus, fazendo Dele a última e mais excelente Palavra de Deus ao homem.

Enfim, seria impossível escrever em livros aquilo que Jesus é. Não importa o quanto você conheceu, conhece ou conhecerá de Deus, exalte-O pois Ele é muito mais do que nossa mente e coração pode alcançar e entender.

Com amor,

Pr. Luciano Thomé

P.S.: Por favor, se você gostou desse artigo, comente abaixo e compartilhe-o agora mesmo no Facebook, e seja instrumento de Deus para que mais pessoas sejam tocadas por essa mensagem. Muito obrigado!:-)

(Visited 519 times, 1 visits today)

Comentários do Facebook

Post anterior
Sucesso Ministerial
Próximo post
O Presente da Serpente

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.