“Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente.” Lucas 15:13
A parábola do filho pródigo é conhecida por conta do filho que pediu ao pai para antecipar a sua parte da herança. Um tempo depois de revindicar sua autonomia, saiu para longe da casa do pai.
Longe de casa, ele gastou sua herança, desperdiçou sua vida e seus recursos, terminando pobre e sozinho. Diante da nova realidade restaram duas alternativas: viver bestializado como porcos ou voltar arrependido para casa do pai, após cair em si e cair de si.
O pecado deliberado é um passo rumo a auto-suficiência, gerando no ser humano uma ilusão de potencial, fazendo-o desperdiçar recursos e talentos, descendo a ladeira até a desumanização.
O pecado sem a punição imediata ilude o ser humano, fazendo-o achar que ele tem o controle de sua vida, não percebendo que o comandante da situação é o Pecado. Com o passar do tempo, o pecado vai drenando todos os recursos e talentos daquele que submete-se a ele.
Quantas pessoas você não conhece, como o filho pródigo da parábola, que já foram cristãos e hoje vivem como moradores de rua, imundos e passando fome? Alguns estão até bestializados, enlouquecidos, atormentados pela vida que escolheram viver longe do Pai. O pecado desumaniza, tira a dignidade, a ponto de vivermos como animais como foi o caso de Nabucodonosor.
Portanto, que façamos perguntas como: Que pessoa estou me tornando? Que pessoa eu gostaria de ser? Que pessoa eu sei que sou?
A autoconsciência é a porta da conversão. Não falo só em nascer de novo, mas na autoanálise do caminho que estamos trilhando para que haja a conversão, ou seja, mudança de direção, de forma a andarmos na vontade de Deus.
Assim fez o filho pródigo quando caiu em si. Que você não espere desejar a comida dos porcos para que isso aconteça.
Graça e Paz,
Pr. Luciano Thomé
P.S.: Por favor, se você gostou desse artigo, comente abaixo e compartilhe-o agora mesmo no Facebook, e seja instrumento de Deus para que mais pessoas sejam tocadas por essa mensagem. Muito obrigado!:-)
1 Comentário. Deixe novo
O QUE É O PECADO ? JOAO 3. 4 DIZ: PORQUE O PECADO É A TRANSGRESSAO DA LEI.
QUE LEI É ESSA? A LEI DE MOISÉS.
MAS O FIM DA LEI É CRISTO. CRISTO ANIQUILOU O PECADO LA NA CRUZ – HEBREUS 9. 26-28
SE HOJE VIVEMOS EM GRAÇA, E O APOSTOLO PAULO DIZ QUE NAO É MAIS PECADO, SAO OBRAS DA CARNE. AONDE ESTAMOS PECANDO?
COMETEMOS ERROS PRATICANDO OBRAS DA CARNE.