“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito.” Lucas 16:10
Pregadores, normalmente, usam o texto base desse artigo para falar de finanças. O contexto do texto é a parábola do administrador infiel que, após ter descoberta sua má administração dos bens do seu senhor, busca favores daqueles que desejam participar do plano astucioso, que dá desconto a dívidas.
Após contar essa parábola, Jesus elogiou a atitude desse mau servo e conclui com o ensinamento sobre o caráter das pessoas, que não tem base no muito ou pouco, mas no fato de serem ou não fiéis a Deus.
A proposta deste artigo não é falar de pregadores, mas de cristãos que buscam desculpas para justificar sua infidelidade a Deus.
Poderíamos usar aqui a questão da oferta para exemplificar desculpas daqueles que não querem ser fiéis a Deus quando dizem que não dizimam ou ofertam porque ganham pouco, estão enrolados, endividados, possuem muitas despesas ou lhes falta o básico e, por esse motivo, não conseguem dizimar/ofertar ao Senhor, justificando suas infidelidades, mas prometendo que “quando melhorar” serão fiéis. É a velha história de enganar a si mesmo, achando que Deus cairá nessa conversa fiada.
Contudo, como falei, Jesus fala da importância do caráter daqueles que são chamados a serem administradores dos bens do Senhor, ou seja, todo cristão. Como administradores, somos capacitados pelo Senhor a fazer sua obra em qualquer circunstância e não na condição que achamos ser a ideal. Muitos cristãos levantam muros de dificuldades diante de si e ficam paralisados diante delas.
Qual é a sua desculpa para não fazer o que Deus te mandou fazer? Timidez ou vergonha? Pouco dinheiro? Templo pequeno? Som ruim? Poucas pessoas comprometidas? Qual a sua desculpa?
Será que a sua dificuldade aqui no Brasil é maior que a igreja perseguida do primeiro século? É maior que a de cristãos missionários em países que odeiam o Evangelho de Cristo?
Não esqueça! Somos provados pelo Senhor para que Ele saiba se há fidelidade em nosso coração e, assim, nos coloque sobre coisas maiores em seu Reino.
Portanto, é pouco o que você tem hoje? Seja fiel no pouco e o Senhor te colocará sobre o muito!
Graça e Paz!
Pr. Luciano Thomé
P.S.: Por favor, se você gostou desse artigo, comente abaixo e compartilhe-o agora mesmo no Facebook, e seja instrumento de Deus para que mais pessoas sejam tocadas por essa mensagem. Muito obrigado!:-)
1 Comentário. Deixe novo
Palavra abençoada. A verdadeira Palavra, a Palavra do Senhor, precisa ser pregada. Que Deus continue abençoando este ministério!