“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.” João 15:1-2
A simbologia da árvore (videira) é perfeita para ilustrar o quanto dependemos de Deus para frutificar em seu Reino. Nele Jesus é a videira, sendo Deus, é o agricultor e o cristão o ramo. Evidentemente o cristão torna-se ramo porque ele está na videira, ou seja, está em Cristo.
Para que o ramo gere folhas e frutos é necessário que a raiz retire os nutrientes do solo e que o tronco leve a seiva até ele. Semelhantemente o cristão só dá frutos para Glória de Deus por causa de Cristo. Como Ele mesmo diz: “…pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”. Entendido isso, vamos ao foco desse artigo.
Como ramo, o cristão só tem dois caminhos: Corte ou Poda. Deus, como um perfeito agricultor, busca frutos em cada ramo da videira. O ramo que é alimentado pelos nutrientes do solo e não dá fruto, logicamente, é cortado para que os nutrientes não sejam desperdiçados e nem ocupe espaço na videira atrapalhando outros ramos que dão frutos.
Contudo, o ramo que dá fruto é podado pelo agricultor. A poda também é um corte no ramo, mas este permanece na videira, diferente do outro que é cortado e lançado fora para ser queimado.
Trazendo isso para nossa realidade como cristão, podemos afirmar que de qualquer forma seremos cortados, ainda que seja uma poda para dar mais fruto. O cristão sério que vive para glorificar a Deus dará muito fruto, mas o tempo todo será aperfeiçoado, lapidado, mexido, etc, para que glorifique ainda mais a Deus.
Nenhum servo fiel ao Senhor terá vida fácil no Evangelho, pois constantemente será podado por Deus para que dê mais fruto. É um processo cíclico e constante que acontecerá por toda a vida cristã. Digo isto, porque existe um “evangelho” de facilidades, centralizado no homem que não é o Evangelho de Jesus Cristo.
O cristão é chamado para viver uma vida que glorifica a Deus, independente do que o Senhor queira fazer com Ele. Somos instrumentos manuseados pelo Senhor, como e onde Ele quer. O chamado de Cristo é para cada um levar sua cruz e andar nos seus passos fazendo a vontade de Deus, obedecendo em tudo.
Não deixe o diabo te enganar, fazendo você achar que pode ser cristão e controlar sua vida. Apesar de Cristo tratar como amigo, todo cristão é escravo Dele. Afinal, Ele comprou cada um com o alto preço do seu sangue.
Viva a vida que Deus tem para você, aguentando as podas do Senhor para que não acabe sendo cortado por Ele.
Paz!
Pr. Luciano Thomé
P.S.: Por favor, se você gostou desse artigo, comente abaixo e compartilhe-o agora mesmo no Facebook, e seja instrumento de Deus para que mais pessoas sejam tocadas por essa mensagem. Muito obrigado!:-)
2 Comentários. Deixe novo
Aprendi que cortar é no sentido de consertar, mas querem esconder a verdade e não se acha mais esta tradução nestes termos.
Eu aprendi que quando estamos ligados a Cristo que representa a videira nos como ramos sempre vamos dar bons frutos mesmo que algumas vezes passando pela poda