“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.” Filipenses 3:13-16
Como já dizia um slogan em algum lugar do qual não me lembro, “Avançar é preciso”. Nem sempre é fácil, mas é extremamente necessário continuar avançado na caminhada cristã, independente da situação.
Baseado nisso, há algum tempo, decidi e me esforço muito para não deixar que perdas, frustrações, medos, ingratidão, indiferenças, rótulos ou palavras negativas me impeçam de avançar naquilo que Deus quer de mim. Afinal, a luta contra mim mesmo já é penosa demais para dar atenção a essas coisas.
Paulo fala de maturidade alcançada nas experiências e que o impulsionava para frente quando coisas adversas aconteciam.
Tenho aprendido a não olhar para resultados, pois na vida cristã eles, nem sempre expressam o esforço dedicado a obtê-los. Talvez, infelizmente, alguns me avaliem e cruelmente me julguem pelos resultados obtidos. Contudo, é justo dizer, que vez por outra, Deus levanta alguns que ao menos reconhecem o meu esforço. Em outros momentos, Deus me de homens como Jeremias que pregou uma mensagem por 29 anos e aos olhos do mundo não obteve resultado algum.
Sucesso ministerial nunca será traduzido em números e não poderá ser avaliado por tamanho de igreja, número de membros, tamanho de audiência, quantidade de livros vendidos ou coisas deste tipo.
Sucesso ministerial é obedecer irrestritamente a vontade de Deus, com os recursos que Ele dá e, sem reclamar, se esforçar para que em todo tempo, de todas as formas, em todo lugar, seja feito o melhor visando que, em Cristo, Deus seja glorificado por sua vida.
Portanto, também tenho aprendido, a fazer o trabalho de formiguinha, dia a dia, otimizando o tempo, tentando fazer o máximo de coisas e, com muita perseverança, obedecer a vontade de Deus.
Então, como Paulo, sem achar que alcancei alguma coisa, sigo em frente para o alvo me esforçando, em silêncio, sem me vangloriar aos outros o que estou fazendo, mas humildemente aguardando honra Daquele pelo qual busco fazer todas as coisas.
Com amor,
Pr. Luciano Thomé
P.S.: Por favor, se você gostou desse artigo, comente abaixo e compartilhe-o agora mesmo no Facebook, e seja instrumento de Deus para que mais pessoas sejam tocadas por essa mensagem. Muito obrigado!:-)