fbpx

O Zelo Pela Tua Casa Me Consumirá

Artigos
9 Comentários

“Quando já estava chegando a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém. No pátio do templo viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros assentados diante de mesas, trocando dinheiro. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas. Aos que vendiam pombas disse: “Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado!”. Seus discípulos lembraram-se que está escrito: “O zelo pela tua casa me consumirá”.” João 2:13-17

Todo cristão conhece essa história bíblica. Quem nunca ouviu que Jesus consumido pelo zelo de Deus derrubou bancas, soltou os animais e lançou todo o dinheiro daqueles homens que vendiam no templo?

Porém, talvez você não saiba é que a permissão para aqueles vendedores estarem ali era concedida pelo sumo sacerdote e seus pares, pois os mesmos tinham negócios escusos com aqueles vendedores.

Segundo diz a história, os sacerdotes em acordo com os vendedores, reprovavam propositalmente os animais trazidos pelo povo para que esses fossem obrigados a trocar ou comprar um animal “puro” para que seu sacrifício fosse aceito pelo sacerdote conforme a lei de Moisés dizia. Acontece que essas negociações eram de total desvantagem para quem necessitava cumprir seu voto com Deus. Com isso, os vendedores lucravam alto e davam parte do seu lucro aos sacerdotes.

Jesus que os conheciam, sabia de todo esse esquema que levava a profanação do templo que era exclusivo para adoração a Deus. Por isso, tomado de grande indignação, tratou logo de acabar com aquela pouca vergonha que acontecia ali.

Esse ato de Jesus havia sido profetizado e demonstrava o zelo pela casa de Deus.

Quando Davi decidiu construir um templo para Deus, o Senhor disse a ele que não habitava em templos feitos por mãos humanas. Quando Jesus veio, revelou que para Nova Aliança o Deus Eterno fez de nós o seu templo sagrado. Isso mesmo! O Deus poderoso, criador de todas as coisas, Santo e todas as outras coisas mais que Ele é, habita sobrenaturalmente dentro do seu coração, se tiveres fé em Cristo para salvação.

Assim, como Jesus teve uma atitude extrema que, para muitos, foi totalmente diferente da mansidão do seu dia a dia, você tem que zelar da mesma forma com a casa que Deus escolheu habitar, o teu coração.

Assim como o templo construído tinha um objetivo de ser uma casa de oração, meditação e oferecimento de sacrifícios a Deus, nosso coração deve estar puro e limpo para que um Deus santo possa habitar.

Contudo, todos os dias, de todas as formas, satanás tenta montar sua “barraquinha de vendas” dentro do coração dos crentes para profanar o templo de Deus. A triste verdade é que ele tem conseguido espaço para negócios em muitos deles. Assim como os sacerdotes consentiam a presença daqueles vendedores, muitos crentes tem dado espaço dentro do seu coração (templo) para satanás fazer negócios.

É o apóstolo Paulo quem cita em suas cartas e epístolas:

“Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis.” Romanos 1:28-31

“Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes.” 2 Timóteo 3:1-5

Tenho visto muitos crentes com verdadeiras “feiras livres” dentro do seu coração. Corrompidos pela soberba, ganância e todos os males descritos nos textos de Paulo, possuem o coração aberto para todo tipo de nojeira carnal e espiritual.

Esqueceram de ouvir o sábio Salomão em seus provérbios que diz: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” Provérbios 4:23

O teu coração é terreno sagrado, Deus habita nele. Como Jesus, você deve brigar, lutar e fazer de tudo para que seu coração não seja corrompido por satanás através de suas astúcias. Tenha zelo em todo o tempo e cuide do que você tem aceitado como verdade. Disso depende sua vida!

Eva foi seduzida pelo fruto que era formoso aos olhos dela. Foi assim que ela vendeu o coração e daí, comer o fruto foi só a consequência e, pior, ainda contaminou Adão.

Amado(a), seu coração foi comprado por alto preço, o sangue de Jesus. Ele tem que ser inegociável!

Pare agora e examine o seu coração, busque onde você tem deixado satanás montar a “barraca de vendas” dele. Qual lugar do seu coração satanás tem feito negócios com sua permissão? Caso você encontre (espero que não), faça como Jesus, lance tudo por terra e limpe toda sujeira.

Se você quer ser semelhante a Cristo, essa é a atitude que Deus espera de você.

Paz!

Pr. Luciano Thomé

P.S.: Por favor, se você gostou desse artigo, comente abaixo e compartilhe-o agora mesmo no Facebook, e seja instrumento de Deus para que mais pessoas sejam tocadas por essa mensagem. Muito obrigado! 🙂

Comentários do Facebook

Post anterior
O Erro Que Você Não Pode Cometer
Próximo post
A Glória da Cruz

Posts Relacionados

9 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu