fbpx

Como Ler a Bíblia

Alguma vez você teve esta dúvida? Já se perguntou como é a melhor maneira de ler a bíblia? Com a ajuda do Espírito Santo, vou procurar respondê-la com clareza.

A Palavra de Deus é a revelação completa e suficiente para basear nossa fé e nossa vida. Creio que muitas vezes não fazemos quase nenhum progresso espiritual porque negligenciamos a bíblia. Estou certo de que se a tratarmos apenas como livro, não iremos a lugar nenhum espiritualmente, por isso, estou escrevendo este artigo a fim de ajudar os leitores a lerem sua bíblia da maneira correta, da maneira que o próprio Deus nos orientou a fazer.

O primeiro ponto que precisa ser observado é em nosso interior. Se Cristo já iluminou nosso entendimento e nos regenerou em seu sangue, temos em nós o Espírito Santo, o que nos capacita a receber cada Palavra da bíblia como Rhema (Palavra revelada ou Palavra viva) em nosso homem interior. Isso significa que, provavelmente, nada vivo acontecerá em nós se tratarmos a leitura bíblica unicamente com nossa mente, já que é o Espírito Santo quem nos capacita a entender o que lemos e é sua operação que edifica nosso ser sobre o fundamento da Palavra que lemos ou recebemos.

Portanto, antes de ler, ore ao Senhor pedindo que Ele te revele a Palavra, também que Ele te ajude a compreender mais da Glória em Cristo através dela, lembre-se, toda a bíblia aponta para Jesus Cristo. Depois de entendermos isso, creio que podemos ser remetidos aos pontos que Jonh Piper nos ensina em relação à preparação antes de iniciar a leitura.

“Inclina-me o coração aos teus testemunhos” (Salmos 119:36)

“Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.” (Salmos 119:18)

“Dispõe-me o coração para só temer o teu nome.” (Salmos 86:11)

“Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias.” (Salmos 90:14)

Depois de entender o ponto acima, vamos a alguns pontos práticos. Em primeiro lugar, separe tempo e um lugar e faça disso um compromisso inadiável e inegociável, mais importante do que o trabalho, família, pessoas ou qualquer outra coisa. O fato de temermos a religiosidade não pode fazer com que não tenhamos uma rotina, pois nem toda rotina é ruim, pelo contrário, Cristo orava rotineiramente, nem por isso era dominado pela religiosidade. Portanto, separe pelo menos um horário e um lugar no dia para dedicar-se a leitura da bíblia.

Em segundo lugar, creio que um esforço intelectual no sentido de memorizar as escrituras é um grande aliado de nossa vida espiritual e nosso crescimento em Cristo. É claro que o Espírito Santo é quem vai trazer isso o que memorizamos a nossa lembrança, porém lembre-se que o Senhor Jesus nos chama a retirar a pedra antes que chame Lázaro para fora, ou seja, o que estiver a nosso alcance devemos fazer. Ter a Palavra de Deus memorizada nos capacita a pregá-la aos outros e a nós a qualquer tempo, além de nos capacitar a orar segundo ela.

Em terceiro lugar, tome muito cuidado a ponto de repreender o seguinte pensamento: “esta parte da bíblia é chata, vou pular para ler depois”. Isso geralmente faz com que nunca mais voltemos lá para ler e esnobemos a Palavra do Senhor, que é Cristo. Para quem é nascido de novo, a bíblia não é chata, o mundo é chato! Lembre-se sempre de ler cada parte da bíblia, até as que parecem mais improváveis, tentando achar a Cristo, porque toda a bíblia é acerca de Cristo. Ele está presente em toda a escritura, portanto, quanto mais difícil de entender ou “estranho” o assunto possa parecer, como as medidas das cortinas do tabernáculo, mais desafiados devemos ser a encontrar Cristo no texto. A bíblia é excitante, não falo sobre excitação sexual, mas sobre uma excitação muito maior porque Deus é melhor do que sexo. Nada na bíblia é chato, não despreze nenhuma parte das escrituras, lembre-se de que essa parte que está desprezando é Cristo, Ele é a Palavra.

Em quarto lugar, não limite-se a apenas uma tradução da bíblia, leia e conheça várias delas, dessa forma você pode compreender novas verdades contidas em textos iguais, também com sua mente, além de depender do Espírito Santo em primeiro lugar para isso, é claro.

Em quinto lugar, falando de planos de leitura, creio que temos dois tipos principais de leitura, são eles: ordenada e planejada (planos de leitura). Creio que devemos utilizar os dois tipos, se possível ao mesmo tempo, leia a bíblia cronologicamente em uma tradução e utilizando um plano de leitura em outra tradução, dessa maneira poderá conhecer muito mais a fundo as verdades da Palavra com a ajuda do Espírito Santo.

Finalizando, procure fugir de leituras superficiais de versículos isolados ou capítulos salteados, a não ser que haja uma razão clara para isso, como uma ordem do Senhor ou um assunto sobre o qual você está pesquisando. Voltemos a bíblia, quanto mais formos alimentados por ela, mais seremos atraídos ao Senhor e poderemos ver sua mão transformando nosso ser conforme sua imagem. Aleluia! Ame a Palavra de Deus mais do que qualquer coisa, principalmente mais do que o entretenimento que tanto te separa dela!

Deus abençoe, com Amor,

Raphael Pereira de Melo

(Visited 377 times, 1 visits today)

Comentários do Facebook

Post anterior
O Falso Evangelho no Brasil
Próximo post
Como Deixar o Pecado Sexual

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.